sexta-feira, 28 de setembro de 2012

"Louçaterapia": basta escolher os "produtos" certos!

Olá belas! ♫ Hoje é sexta-feira ♫ Dia de descontração para muitas e de descanso para outras. Fico no time do descanso. A semana é "dureza" e me dou o luxo de passar pelo menos uma tarde apreciando o ócio, rs*


O título do post pode parecer estranho, mas é muito válido pra mim e acho que pra vcs tb. Lavar louça todo dia é uma agonia, rs* Não conheço uma sequer que goste de molhar as maõzinhas, deixá-las ressecadas por causa do detergente e lascar o esmalte lindo que tanto gostamos.

 
Para a organização geral de nossa casa, lavar louça diariamente além de uma questão de higiêne e sem dúvida uma necessidade.


Sempre têm aquelas piadinhas sobre o tema...


Para quem tem um maridão que ajuda nessa tarefa: ótimo. Quem está solteira: sugiro o Giane para cumprir esta missão, rs*

 
"Subornar" os filhos maiores também pode trazer resultados,rs*
Nesta fase a criança faz por diversão!
 
Daqui a alguns meses vou lavar louça assim, rs*
 
Antes de se "desesperar" diante da pia, vamos alegrar esse momento. 

Se prepararmos refeições saudáveis teremos pouca louça para lavar e ainda por cima, sem aquela louça toda engordurada. Facilitando nosso trabalho e utilizando menos detergente. No qual ressecará menos as nossas mãos.

Teremos resultados com as refeições light´s, rs*
 
 
Por que não tiramos proveito desse momento inevitável para fazer outra coisa que gostamos? Claro, nós mulheres conseguimos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo kkkk

 Lavar louça pra mim é realmente uma terapia. Não gosto do que estou fazendo -lavando louça-, mas aproveito para:

  • pensar em possíveis soluções para algum problema;
  • refletir sobre como foi meu dia (horário após o jantar);
  • sentir a água passando em minhas mãos me acalma;
  • conversar com o maridão enquanto ele seca a louça;
  • organizar o meu dia;
  • pensar no cardápio da próxima refeição e ver se tenho todos os ingredientes;
  • repassar alguma matéria que já estudei (faço isso com biologia, história, geografia e química);
  • lembrar de momentos alegres que passou;
  • falar ao telefone (exige habilidade, rs*);
  • assistir a algum programa (pra quem tem TV na cozinha)
  • ouço a "Rádio CBN" para ficar bem informada;
  • E o melhor: ouço minhas melhores músicas e dependendo do dia até canto, rs*
Ps: Não faço isso tudo de uma vez. Cada lavada é uma "terapia" diferente, rs*

Quando vejo, aquele momento que seria tão chato passou e eu aproveitei de uma forma mais prazerosa. É o único momento do meu dia que consigo ouvir música. Não posso desperdiçar, rs*


Esse tema também pode nos trazer algo de positivo para o nosso emagrecimento. Como? Deixa eu explicar! Ps: pensei nisso quando estava lavando louça, rs*

O que usamos para lavar louça: detergente, água, buchinha e força para esfregar
 
Vamos as comparações com o nosso emagrecimento:
  • Detergente: seria nosso alimento.
Se comprarmos um detergente de má qualidade, podemos danificar as nossa pele com possíveis alergias e ressecamento, levando a descamação. Além de não fazer um bom trabalho e poder "sujar" ainda mais nossa louça.
 
O alimento de má qualidade tb nos prejudica: seja aumentando nosso colesterol, diabetes ou fazendo acumular mais gordura em nosso corpo e artérias. O bom alimento ajuda a "limpar" nosso organismo, reconstruindo-o de uma forma mais forte e saudável.
  • Água: limpeza do organismo
Assim como na lavagem da louça, a água serve para retirar as impurezas de nosso corpo. Sem ela na quantidade adequada, sobra "sujeira" tornando o trabalho do "detergente/alimento" mais difícil.
  • Buchinha: seria o exercício
Assim como a bucha ajuda a deixar a limpeza mais fácil, os exercícios facilitam o nosso emagrecimento. Se tivéssemos apenas a água e o sabão teríamos que fazer mais força para retirar os resíduos. A alimentação é uma aliada e tanto do emagrecimento, mas com exercícios se torna mais consistente e rápida a perca de peso. 
     
  • Força para esfregar: seria nossa força de vontade
Se não tivermos força para esfregar aquela fôrma ou panela que grudou algum alimento, não há água e sabão que dê conta do recado.
Assim é com o nosso emagrecimento: temos que ter força para seguir em frente.
Tem dia em que queremos deixar tudo para depois, mas isso além de atrasar nossas metas, faz com que nosso emagrecimento se torne mais difícil. O que pode levar a nossa auto estima lá pra baixo.
Com a louça tb é assim: se não lavamos pouco tempo após as refeições, a limpeza se torna mais trabalhosa. 
 
Não há uma fórmula pronta para o emagrecimento. Temos de construí-la dia-a -dia, de uma forma personalizada, para que possamos alcançar nossos sonhos.
 
Eu acredito que é possível e vc?
 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Gravidez + Pesagem + Reflexão sobre obesidade!

Olá guerreiras maravilhosas! Voltei \º/. Sentiram minha falta?

Fiquei quase 1 semana para conseguir postar. Deu um "bug" no meu blog na sessão de "novas postagens", não conseguia escrever. Todas as opções de letras, cores, tamanho da fonte... estavam em branco e não dava para selecionar nenhuma opção. Já aconteceu com alguma de vcs?

Ainda bem que o problema está resolvido. Entrei em contato com o "Blogger", mas não obtive resposta. Mudei de navegador: antes usava o "Explorer" e agora estou usando o "Firefox". Não sei se isso ajudou, mas tudo se normalizou :-)

Estava no "Facebook" hoje e vi uma mensagem que prendeu minha atenção.

 
Na imagem temos uma mulher de 114 kg e uma de 55 kg. Perceba os danos causados no organismo pela obesidade - principalmente no intestino e estômago, onde a variação de tamanho e quantia de bolo fecal são visíveis. Ao andar, ou simplesmente ficar de pé, há um atrito muito grande e prejudicial nos joelhos assim como hipertrofia cardíaca e a gordura localizada na região próxima ao cérebro.

Isso tudo se relaciona com a sua saúde, do interior para o exterior. É muito mais do que aparência. Que tal começar uma alimentação saudável, com os nutrientes e vitaminas que seu corpo precisa? Cuide-se. Ame-se.

"Quem não tem tempo para cuidar da saúde, terá que achar tempo para cuidar da doença."
 
Forte essa frase, né? E a imagem? Vale a pena pensar sobre isso!
 
Vamos florescer nesta estação!
 
Que frio fora de época, viu? Aja saúde para enfrentar esse esquenta e esfria, rs* Apesar disso, é muito bom ver o colorido lindo das flores nas ruas. As cidades ficam enfeitadas e perfumadas com cores e aromas variados :-)
 
BARRINHAS
4 meses de gestação: está passando tão rápido, rs*
 
Como o tempo passa voando! Estou quase na metade da minha gestação º.º
 
Marquei ultrassom pra semana que vem, para saber se é menino ou menina. Espero... estou louca para começar o enxoval :P
 
Vamos á evolução desta semana.
 
16 semanas de gravidez
     Os órgãos do bebê estão a postos e se desenvolvendo. Consuma alimentos ricos em ferro e zinco, que estimularão a produção de glóbulos vermelhos e manterão o sistema imunológico funcionando bem
 
Seu bebê
Na água aquecida da bolsa, seu futuro bebê está se divertindo, dá graciosas cambalhotas, embora você não perceba esses movimentos até lá pela 18ª ou pela 20ª semana. Ele agora pesa 80 g e mede 10 cm e suas células não param de se multiplicar. Todos os órgãos estão a postos e continuam se desenvolvendo. Os ossos se fortificam, já os sistemas circulatório e urinário estão sendo aperfeiçoados. Enquanto o pequeno inspira e expira o líquido amniótico, vai exercitando os pulmões. Prepare-se porque ele vai dobrar de peso e tamanho nos próximos 15 dias.


Sua gravidez
Agora que seu metabolismo já está totalmente adaptado à gravidez, confesse: você deve estar ouvindo muitos elogios. Não é por menos. As mulheres tendem a ficar mais bonitas e radiantes nesta fase da vida. Há uma explicação para isso. Além da felicidade de ser mãe, o aumento do volume de sangue, que chega a ser 50% maior nestes meses, está por trás desse efeito Cinderela, deixando sua pele corada e reluzente. Por isso, continue investindo em alimentos ricos em ferro, que estimularão a produção de glóbulos vermelhos no seu sangue e no do seu filho. Outro nutriente que não pode faltar na sua dieta é o zinco, que manterá seu sistema imunológico - e o do futuro bebê - funcionando a mil. Não se esqueça de se alimentar com calma, pois sua digestão está mais demorada.
 
A gravidez tem sido super tranquila. Ainda não engordei e continuo usando as mesmas roupas de antes da gestação. Estou tendo mais fome e tenho tentado controlar o impulso de comer a mais do que preciso.
 
Continuo fazendo exercícios (natação e hidroginástica) e fui liberada pelo médico para iniciar à musculação de uma forma direcionada. Começo na segunda ou quarta-feira.
 
BARRINHA
 
Falando sobre o peso: já eliminei 6.1 kgs desde o início da gestação :-)
 
Peso de sábado:22/09
 
Conversei com o médico sobre a perda de peso e ele me recomendou eliminar 1/2 kg a 1 kg por mês. O que pra ele já é muito se tratando de grávida. Ele não ficou preocupado, mas pediu para que eu conversasse com a nutricionista para aumentar a ingestão calórica, para ver se a queda fica menos acentuada.
 
Já recebi por email a orientação de aumentar o consumo de carboidratos, frutas secas e oleaginosas (nozes e castanhas).  Provavelmente aumentarei de peso nesta semana até o organismo se acostumar com o aumento calórico. Depois de adaptado, o emagrecimento se tornará mais lento. palavras da nutri, rs*
 
Para descontrair!
 
Então é isso meninas. Volto amanhã e sem "bug" desta vez, rs*
 


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Azeite: a gordura do bem que ajuda no emagrecimento!



Proteção cardiovascular, aumento das defesas imunológicas e da longevidade são alguns dos benefícios do uso do azeite.

 

A PARTICIPAÇÃO DO AZEITE DE OLIVA NO CARDÁPIO DA FAMÍLIA brasileira ainda se resume à condição de tempero das saladas.


O mecanismo que permite ao azeite a proeza de reduzir o mau colesterol ainda não foi completamente desvendado. O fato é que a ingestão regular de azeite melhora a atividade dos receptores das células encarregados de retirar o mau colesterol do sangue. Outro benefício da dieta rica em azeite é melhorar a capacidade das células de resistir aos agentes do envelhecimento, que encurtam sua vida útil. "Nossas células são protegidas por membranas com duas camadas de gordura e uma de proteínas",
"Trocar as gorduras saturadas ou poli pelo azeite pode alterar o perfil das suas membranas celulares e fortalecer as defesas imunológicas" Quando furam a barreira celular, os agressores do organismo (toxinas, poluição, fumo ou moléculas livres de oxigênio, os famosos radicais livres) podem apressar o envelhecimento, prejudicar a síntese de hormônio e até interferir no metabolismo. Acredita-se que a vitamina E, presente na composição do óleo de oliva, seja um dos agentes dessa proteção.


Investimento na saúde.


 Apesar das tendências favoráveis, tornar o azeite presença mais constante na dieta do brasileiro esbarra num grande empecilho: o preço. Um litro de óleo custa pelo menos um quarto do preço dos azeites mais em conta no mercado. Isso sem falar nos azeites mais requintados, cujo preço pode variar de R$ 30,00 a R$ 50,00 o frasco de 750 ml. Já as marcas mistas ou compostas com outros óleos vegetais contêm, em média, 15 %, de azeite, o que invalida o pressuposto de elevação da quantidade de mono-insaturados. "Considerando que a dose necessária de azeite por pessoa é, em média, um litro por mês, a compra do produto pode ser considerada um investimento na saúde de amanhã”,
 


Ajuda no emagrecimento



As substâncias anti-inflamatórias presentes no azeite, em especial no extra virgem, ajudam a segurar o ponteiro da balança.
O azeite não é leve (tem 9 calorias em cada grama), mas ajuda você a emagrecer, principalmente no café da manhã. Nesse horário, os genes responsáveis pelo aumento de peso estão em plena atividade e os fenólicos (substâncias anti-inflamatórias presentes no azeite, em especial no extra virgem) são capazes de acabar com a brincadeira. Mas não exagere!

A inclusão de azeite de oliva na alimentação ajuda o organismo a manter a sensação de satisfação e a prolongar o tempo entre as refeições, segundo estudo publicado pela revista Cell Metabolism.



É poderoso antioxidante, já que possui altas doses de vitamina E, prevenindo muitas doenças e evitando o envelhecimento precoce das células;

  contribui para a ingestão e processamento de vitamina A, que beneficia, pele, cabelos e olhos;

  rico em ácidos graxos essenciais ao nosso organismo, como ômega 3 e 6, tem efeito antioxidante e antiinflamatório, protegendo as artérias e reforçando o sistema imunológico;

  como é rico em ácidos graxos ALA e DHA, pertencentes ao grupo do ômega 3, que são essenciais ao cérebro, colabora, inclusive, com o poder de aprendizagem das crianças.

 
Azeite com Alho
 
Ingredientes:
20 dentes de alho
1/2 xícara (chá) de azeite
suco de 1 limão
6 colheres (sopa) de salsinha picada
1 xícara (chá) de alho porro picadinho
sal e pimenta do reino branca a gosto
Modo de Fazer:
Descasque os dentes de alho e pique. Coloque em um recipiente e misture a salsinha e o alho porro. Tempere com sal e pimenta do reino. Transfira para um frasco de vidro esterilizado e com tampa. Junte o suco de limão e o azeite. Tape e deixe tomar gosto por 5 dias.
Use para saladas, temperos, refogar legumes e carnes em geral.

Azeite Aromático
Ingredientes:
1 colher (sopa) de orégano seco
12 pimentas malaguetas vermelhas, secas
1 colher (chá) de sementes de erva-doce
4 pés de tomilho fresco
4 pés de alecrim fresco
4 folhas de louro fresco
1 xícara (chá) de azeite
Modo de Fazer:
Em um frasco de vidro esterilizado, disponha camadas de orégano, malaguetas e sementes de erva-doce. Junte as ervas frescas. Este azeite é bom para regar, verduras frescas ou grelhadas, carnes ou aves grelhadas e pizzas.

Azeite com Ervas Aromáticas
Ingredientes:
1 litro de azeite
2 dentes de alho com casca
2 ramos grandes de alecrim
1 colher (chá) de pimenta do reino branca em grão
1 colher (chá) de pimenta do reino preta em grão
1 colher (chá) de pimenta vermelha em grão
Modo de Fazer:
Separe 1/6 da garrafa e azeite o reserva. Lave e seque o alecrim. Reserve. Coloque o alho e as pimentas na garrafa. Coloque o alecrim e complete com o azeite que foi retirado. Tape e deixe macerar por 2 meses.
Se quiser escolha uma erva de sua preferência: tomilho, sálvia, manjericão, salsinha hortelã e acrescente ao azeite.
Para saladas, fritar carne, peixe, aves legumes e refogar, entre outros usos.

Azeite com Manjericão
Ingredientes:
200ml de azeite
1 xícara (chá) de manjericão fresco
sal e pimenta
Modo de Fazer:
Ponha o azeite e o manjericão numa picadora e processe até obter um molho homogêneo. Tempere e conserve na geladeira.
Sirva com saladas, patês de vegetais grelhados e vegetais.
Azeite de Alho e Piripiri
Ingredientes:
4 dentes de alho
1 ramo de alecrim
1 pimenta malagueta seca
azeite (a quantidade depende do tamanho do vidro a ser utilizado)
Modo de Fazer:
Descasque os dentes de alho e corte em lâminas finíssimas. Coloque o alho num vidro esterilizado. Junte o alecrim e a malagueta e acrescente o azeite.Deixe repousar uma semana antes de usar, para que o azeite ganhe mais gosto. Conserve num lugar fresco.

Azeite Aromatizado
Ingredientes:
6 dentes de alho
1 colher (sopa) de orégano
4 pimentas dedo-de-moça ou malagueta
10 folhas de louro
1 galho de alecrim
azeite (a quantidade depende do tamanho do vidro a ser utilizado)
Modo de Fazer:
Arrume o alho, orégano, pimentas, louro e alecrim sobre uma folha de papel absorvente e dentro de uma assadeira. Leve ao forno por alguns minutos.
Depois que estiverem frios coloque no vidro.
A seguir, complete com o azeite.
Tampe bem e guarde em local escuro e fresco.

Azeite com Alho e Alecrim
Ingredientes:
1 ramo de alecrim
3 dentes de alho
250ml de azeite
Modo de Fazer:
Arrume, em uma garrafa esterilizada, 1 ramo de alecrim. Em uma panela pequena, coloque os dentes de alho e aqueça lentamente. Acrescente o azeite e desligue o fogo. Despeje o alho com o azeite na garrafa com o alecrim e tampe.

Azeite com Amêndoas
Ingredientes:
10 amêndoas sem pele
400ml de azeite
100ml de óleo de milho
Modo de Fazer: Coloque as amêndoas em uma garrafa esterilizada. Despeje o azeite e o óleo por cima e tampe. Deixe descansar por 2 meses antes de consumir.

Azeite de Lima-da-Pérsia
Ingredientes:
2 tiras de casca de lima-da-pérsia
Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Corte a casca da lima o mais fino possível, com um descascador de frutas (não deixar a parte branca na casca, pois o azeite ficará amargo). Junte a casca picada em quadrados bem pequenos ou em fios, ao azeite.
Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite e as cascas de volta para o vidro original e feche muito bem.
Use para sobremesas como Cheesecake, Torta de Limão, Mousse de Maracujá ou outro doce que tenha um toque ácido ou cítrico.

Azeite de Pimenta
Ingredientes:
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes e sem a membrana branca, picadas
1 colher (chá) de alho picado
Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Junte as pimentas e o alho picados em quadrados de 0,7 cm, mais ou menos. Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite com o tempero de volta para o vidro original e feche muito bem.
Use sobre arroz, feijão, carnes ou outros pratos de sabor marcante.

Azeite de Alecrim
Ingredientes:
3 ramos de alecrim (só as folhas)
1 colher (chá) de alho picado
Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Junte o alecrim e o alho picado. Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite com o tempero de volta para o vidro original e feche muito bem.
Ótimo para usar em pizzas, queijo fresco e pratos que levam queijo.

Azeite com Cogumelos

Ingredientes:
1 colher (sopa) de shiitake piacado
1 colher (sopa) de cogumelo paris picado
1 colher (chá) de alho picado
Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Pique o shiitake, o cogumelo paris e o alho em quadrados de 0,7 cm, mais ou menos e junte ao azeite. Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite com o tempero de volta para o vidro original e feche muito bem.
Use para condimentar risotos, massas, carnes assadas e carnes com molho à base de vinho.

Azeite de Ervas Alex Atala
Ingredientes:
30g de salsinha
10g de sálvia
10g de tomilho fresco
10g de orégano
15g de alecrim
500ml de azeite
Modo de Fazer:
Separe as folhas dos talos e descarte-os. Pique todas as folhas sobre uma tábua e misture ao azeite. Aqueça essa mistura a 80 ºC por 2 horas, no fogo baixo em banho-maria.Retire do fogo e espere esfriar. Passe a mistura por uma peneira com pano a fim de eliminar impurezas.

Azeite de Ervas Chef Ercolino Crugnale
Ingredientes:
60g salsinha
30g estragão
30g tomilho
120ml de azeite
Modo de Fazer:
Separe as folhas dos talos e descarte-os. Pique todas as folhas sobre uma tábua.Branquear as ervas por 10 segundos em água fervente, retirar e colocar em água fria para interromper o processo. Juntar o óleo e processar no liquidificador até formar um purê, passar por um chinoir com pano para retirar todos os sólidos.

Azeite com Limão Siciliano
Ingredientes:
2 ou 3 limões silicianos
250ml azeite de oliva
Modo de Fazer:
Retirar a casca do limão. O mais fino possível, com um descascador de frutas (não deixar a parte branca na casca, pois o azeite ficará amargo. Descascar o limão retirando a parte branca e deixando somente a polpa, cortar em pedaços menores e retirar as sementes. Bater a casca no processador com a lâmina de cortar, acrescentar a polpa do limão e o azeite, pulsar algumas vezes, não bater muito, o limão não poderá se transformar em purê e nem emulsionar com o azeite. Retirar e deixar descansar a temperatura ambiente por 02 horas (mexer algumas vezes, sem bater, para misturar limão e azeite). Após coar em um pano de algodão (pré- lavado), acondicionar em um vidro e deixar para descansar para separar o suco do azeite aromatizado. Guardar na geladeira e usar em até 1 semana.

Fontes de pesquisas:

 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Gravidez: 3 meses e meio + fotos: antes e depois!

Olá guerreiras! Leram a postagem sobre metas? Já fizeram as suas? Depois eu posto as minhas metas, ok?



Terça-feira fiz 3 meses e meio de gestação! Uma bênção! Acho que está passando tão rápido :-)

Minha barriga deu uma bela esticada esta semana. Meu baby está querendo mais espaço, rs*. Pudera, né? Já estava na hora.

Vamos a evolução!

15 semanas de gravidez   
Nesta semana, o futuro bebê pesa 50 g e mede 10 cm. Também já é possível saber seu sexo a partir de agora. O único impedimento será o fato de ele fechar as perninhas durante o ultrassom
 
Seu bebê
Com o rosto totalmente delineado, os olhinhos do futuro bebê continuam fechados, mas ele já percebe as alterações de luz e pode até ficar incomodado se você disparar um flash próximo à barriga. Talvez até resolva se encolher um pouquinho. Sua pele também é muito sensível, lisa e transparente, porém acaba de ganhar a proteção de uma fina camada de pelos, chamada lanugem. Após o nascimento, essa penugem vai cair e, aos poucos, nascerão novos pelos. Nesta semana, ele pesa 50 g e mede 10 cm

Sua gravidez

Você está curiosa para saber o sexo do bebê? Então, anime-se: entre a 15ª e a 18ª semana de gestação, já é possível ver se você está esperando uma menina ou um menino. Ou melhor, isso vai depender da posição do pequeno - às vezes, eles cismam em fechar as perninhas e não deixam ninguém olhar ali. Que tal um revigorante banho de sol matinal? Nada impede você de continuar bonita, bronzeada e em forma durante a gravidez. Mas não se esqueça do protetor solar e evite se expor entre as 10 horas e as 16 horas. Os raios solares também vão ajudar seu corpo a produzir a vitamina D, um nutriente que melhora a absorção de cálcio. Esse mineral vai garantir dentes fortes e ossos saudáveis para mãe e filho.

Ainda é cedo para sentir o bebê mexendo, mas tenho várias sensações. Quando meu marido faz carinho na minha barriga, sinto o batimento do bebê dentro de mim e sinto um certo deslocamento. Já pensei que poderia ser psicológico, mas foi comprovado no ultrassom que não era. Vou explicar:

A médica queria medir o tamanho da nuca do bebê, pois se os valores são anormais eles calculam numa tabela as chances do bebê ter Síndrome de Down.

O bebê ficou uns 5 minutos na mesma posição: deitado de barriga pra cima com o rostinho virado para o lado esquerdo, uma perninha esticada e outra dobradinha e as maõzinhas na barriga. Eu  comecei a passar a mão na barriga e nada dele se mexer. Conversei com ele e depois de um tempo ele ficou de bumbum pra cima, rs*. Mesmo assim nada de ficar na posição certa. A  médica chacoalhou minha barriga, mexeu com o aparelho transvaginal e nada do bebê colaborar. Meu marido estava na sala e colocou a mão na minha barriga e começou a fazer carinho igual faz em casa. O bebê ficou um agito só º.º, até cambalhota deu, rs* Meu Deus, não parava quieto! A médica conseguiu medir, graças a Deus as medidas são normais. Se eu não tivesse vendo e não tivesse o dvd em casa para rever as imagens, ainda pensaria que era  psicológico minhas sensações.

Deve ser menina, com esse apego todo pelo pai, rs* Nem liga pro meus carinhos kkk

Falando ainda de gravidez, mais precisamente da alimentação e dos exercícios:

Esta semana não está sendo legal no quesito alimentação. Um calor insuportável e sem vontade de me alimentar. Estou um pouco enjoada todos esses dias. A única coisa que não me deu enjoo foi macarrão instantâneo, mas não posso abusar por causa do sódio. Mesmo assim inchei um pouco e retive líquidos. A balança já mostrou um pesinho a mais por conta disso.

Nos exercícios não foi diferente. Não fui para a academia nenhum dia nesta semana. Minha pressão estava baixa e por conta desse calorão, fiquei com uma moleza daquelas à tarde. Não gosto de me sentir assim!

Espero que tudo volte ao normal em breve. Estou tomando mais iogurtes, sucos e sopas. Vamos ver se assim eu melhoro, né?

Vamos as comparações?



Vejo diferença: no braço em que estou segurando a câmera ( ele afinou), nos seios (diminuíram de tamanho), na cintura (ficou mais marcada), a pele está mais hidratada (mãos clarinhas e aparência macia) e ombros ( estão mais estreitos)
 
 Puts, confesso que me assustei com essa comparação. Estava com o rosto hiper inchado e não percebia isso na época. A segunda foto é de hoje pela manhã quando acordei. Desconsiderem a cara "lavada" sem nada de hidratante ou maquiagem, rs*
 
 Dei uma ótima afinada.Alguma dúvida de que a gestação só me fez bem?
 

Estava montando as comparações quando meu filho ficou olhando e disse:
 _ Mamãe, a foto está ao contrário?
Olhei pra ele e perguntei o por que.
_ A foto de vestido, vc esté barriguda e tinha menos tempo de gravidez que agora. A barriga tem que crescer em vez de diminuir.

Quase morri de rir! Expliquei que isso está acontecendo porque estou emagrecendo, levando uma vida mais saudável e blá, blá, blá. Ele fez uma cara tipo "Pode ser" e voltou a jogar video game.

Acho que ele estranha, pois tem uma mãe de sua coleguinha que cada vez que a vemos ela está "maior". É muita informação pra uma criança de 10 anos, né?



Uma linda tarde a todos! Até a noite com mais um post!

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Metas: curto, médio e longo prazo. Faça vc tb!

Olá queridas! Queria agradecer as inúmeras visitas que tenho recebido. São mais de 200 acessos ao dia :P

Estou numa sessão de nostalgia aqui: ouvindo Backstreet Boys, N´Sinc, Five... alguém tb gostava desses "hits" dos anos 90?

Enquanto acessava um dos vídeos no "Youtube", entrou aqueles anúncios no qual podemos "pular" depois de 5 segundos, mas um deles me chamou atenção: era o Ricardinho- do vôlei brasileiro- fazendo uma homenagem à sua família. Nem preciso dizer que é emocionante, né? São 3 minutos que nos levam a reflexão. Vale a pena assistir!

Clique para assistir ou acesse o You tube


Ontem tentei postar sobre o tema METAS, mas não consegui. Fui ao mercado e cheguei muito tarde. Então vamos ao assunto:   
   
  1. Temos várias metas à cumprir ao longo do ano. Muitas iniciadas desde o Ano Novo como resolução e outras que vão surgindo conforme nossas necessidades. Quantas dessas metas realmente são alcançadas? Poucas e não é por falta de vontade e sim por falta de FOCO. Sim, somos bem intencionadas, mas devido ao corre-corre do dia-a-dia e de diversas atribulações, elas vão ficando em segundo plano. De vez em quando até retomamos algumas, mas sem tanto afinco e lá se vai a meta ficar de lado outra vez.
    
  1. Por que isso acontece? Somos ambiciosas e queremos atingir rápido nossos objetivos. Se queremos emagrecer e estar ainda mais belas na festa de Natal- por exemplo- não pensamos em emagrecer ao longo dos 12 meses. Queremos resultados já! E isso faz as nossas metas naufragarem. Emagrecer é um desejo ardente de muitas, mas "brincamos" de nos reeducarmos e sempre estamos insatisfeitas com os resultados: se eliminamos 1 kg queríamos que fossem 2; se tem aquela festa e comemos além da conta, não queremos que a balança mostre kgs a mais, mesmo sabendo que extrapolamos; se perdemos medidas, mas a balança mostrou o mesmo peso, ficamos decepcionadas e muitas vezes usamos isso como desculpa para sairmos da dieta...
    
  1. Queremos resultados concretos, mas sem planejamento não vamos a lugar nenhum. Temos que pensar em todas as possibilidades. A vida de ninguém é um "mar de rosas" e sempre haverão imprevistos. Se pretendia ir a academia 5 vezes na semana e na terça feira caiu aquela chuva ficando presa no trânsito e não consegui chegar a tempo, tudo bem! Temos que ter um plano B: usar o tempo que ficaria na academia para hidratar os cabelos ou preparar aquela bela salada para o jantar. Claro não eliminamos tantas calorias quanto se tivéssemos ido malhar, mas convertemos o imprevisto para algo positivo.
  Agora vamos refletir e escolher algumas:
Temos 3 meses, mais ou menos, para o final de 2012. Que tal escolhermos 3 metas para cumprirmos até lá? São hábitos que iremos adquirir no dia-a-dia e que nos farão evoluir até lá.
 
Pensei que essas 3 metas podem ser divididas em:
 
                       
 
 
               Meta de curto prazo                 
Essa meta podemos implementar a partir de agora, hoje, mais tarde... Essa meta é imediata. Por exemplo:  
  • quero consumir mais frutas: ok! Vai lá e pegue ou compre uma fruta e consuma.
  • Quero deixar a cozinha mais organizada: sem problemas, após o jantar irei lavar a louça e arrumar o que está fora de lugar.
  • Quero começar a fazer exercícios: tudo bem, vou passar na academia quando voltar do trabalho e consultar os pacotes disponíveis ou quando chegar em casa vou acessar um vídeo de exercícios no "You tube" para praticar...
 Viu não é difícil começar. Só precisamos criar uma meta e perseguí-la diariamente. Se for o exemplo de consumir mais frutas, não adianta eu comer só hoje e pronto. Temos que lembrar de consumir no nosso dia. Seja comprando com antecedência, seja lavando e colocando dentro da bolsa para levarmos ao trabalho, picando e colocando em potinhos na geladeira...              

                Meta de médio prazo

Essa meta requer um pouco mais de esforço e planejamento. Por exemplo:

  • Quero ir a academia todos os dias nas próximas 6 semanas: temos que planejar nosso horário e encaixar os exercícios onde couber. Não adianta dizer que quero ir a academia pela manhã todos os dias, se tenho uma reunião da escola do meu filho na quinta-feira. Então, posso ir pela manhã de segunda a quarta-feira e na quinta vou a academia a noite após o trabalho. Temos que ser flexíveis, senão nossa meta será adiada no primeiro obstáculo que surgir.
  • Quero cozinhar todas as noites refeições saudáveis: temos que reservar um tempo para poder cozinhar. Picar legumes, higienizar folhas, descascar frutas para o suco ou salada de frutas...dá trabalho e se não planejarmos, paramos no meio do caminho e deixamos algum item pra trás. Já não consumimos saladas por falta de tempo ou deixamos o suco para amanhã, pois já é tarde.
  • Quero consumir alimentos frescos e muitas hortaliças: teremos que organizar nossas idas ao mercado, quitanda, feira livre... Algumas folhas não duram mais do que 3 dias sem perder suas propriedades vitamínicas ou estragam com facilidade. Podemos procurar uma quitanda próxima de casa e combinarmos com o quitandeiro para separar alguns itens, caso não tenha muito tempo. Podemos tb conservar os legumes e folhas de uma forma melhor na geladeira para que elas durem mais. As frutas podem ser congeladas para ser usadas posteriormente nos sucos.
                       

                Meta de longo prazo
 
           Essa meta requer muita força de vontade e determinação. Por exemplo: 
  • Muitas irão escolher emagrecer "x" kgs até o final do ano. Eu sei não é fácil, mas também não é impossível. Vamos pensar em metas possíveis. Será que posso emagrecer 30 kgs em 3 meses, se só emagreci 5 kgs desde o começo do ano? Um ponto para pensar, né?
Já escrevi aqui no blog que é possível emagrecer de 7,5 kgs a 22,5 kgs até o Ano Novo. Milagre? Não, foco e determinação.
 
  • Se eliminarmos 1/2 kg por semana: Serão 7.5 kgs em 15 semanas (tendo uma alimentação equilibrada)
  •  
  • Se eliminarmos 1 kg por semana: Serão 15 kgs em 15 semanas (tendo uma alimentação equilibrada + caminhadas leves a moderadas por 30 minutos diários)
  • Se eliminarmos 1 kg e meio por semana: Serão 22,5 kgs em 15 semanas (tendo uma alimentação equilibrada e regrada + caminhadas moderadas por 60 minutos diários ou academia + hidratando-se bem: tomando água)
Claro que terão semanas que eliminaremos mais peso e em outras que não eliminaremos quase nada. Aí, vem a "meta possível" que falei. Não precisamos escolher a meta mais ambiciosa:eliminar mais de 20 kgs até lá, mas podemos ficar com a de 15 kgs. Essa meta é realista, possível e não nos prejudica em nada.

  • Cuidar da beleza e estar sempre bela: temos que cuidar diariamente da nossa beleza. Temos benefícios imediatos, mas tb a longo prazo. Se lavarmos e hidratarmos nosso rosto diariamente, não teremos oleosidade: isso é um efeito imediato; não termos espinhas e cravos: isso é efeito a longo prazo. Cabelos bem cuidados: Se escovamos diariamente: não teremos nós evitando assim a quebra do fio: efeito imediato; Escovando da forma correta, levamos a oleosidade natural do couro cabeludo para as pontas evitando as pontas secas e duplas: efeito a longo prazo.
 
Temos muito trabalho pela frente. Quero ver as metas de vcs para podermos comemorar muito daqui a 3 meses. Lembram daquela famosa frase: " Só não consegue quem desisti"? Então, vamos a luta!

Somos vencedoras!