sábado, 27 de outubro de 2012

Alimentação Equilibrada : proporções!

Olá flores! Tenho postagens atrasadas e vou colocando em dia neste final de semana, ok? Serão mais de uma postagem por dia :-)



Muito se fala do que se deve ou não fazer para ter uma alimentação saudável. Como conciliar tantas informações no nosso dia-a dia? Difícil colocar em prática quando temos poucos minutos para preparar algo no almoço ou jantar.

Quais atitudes temos que tomar para manter o equilíbrio, mesmo consumindo uma alimentação que não é tão saudável? Temos que ficar de olho nas proporções!


 

Vamos imaginas um prato e vamos dividí-lo em 4 partes:

  1. carboidratos
  2. proteínas
  3. legumes
  4. salada ou frutas
Dá para utilizar essa "técnica" em todas as refeições. Assim fica fácil não exagerar! Outra vantagem: metade do nosso prato é composto por fibras e variadas vitaminas e minerais. Tudo isso ajuda em nossa saúde, bem estar e beleza no geral.

CARBOIDRATOS
 
 
Carboidrato é a principal fonte energética do ser humano, é constituído principalmente por açucares. Existem o simples (açúcar), e o complexo que é o amido (pães, massas em geral, cereais etc)
 
Vamos equilibrá-los? Por exemplo: se vamos comer um pedaço de lasanha deixaremos o arroz e a batata de lado.
 
Outras opções:
 
  • 3 colheres de arroz + 1 concha pequena de feijão
  • 1 colher de servir de escondidinho de frango
  • 1 xícara pequena de purê (batata, mandioquinha ou abóbora) Imagine um pequeno "morrinho" de purê. Essa é a quantidade ideal.
  • 2 pegadores de macarrão com molho de tomate ou 1 pegador se o molho for mais "pesado" (bolonhesa, carbonara, queijo...)
Pronto escolhemos o carboidrato da nossa refeição principal.
 
PROTEÍNAS
 
 
A proteína é essencial para a nutrição do nosso corpo,
quanto mais proteínas ingerirmos mais gordura são queimadas,. Ela ajuda na formação dos tecidos...inclusive os músculos.
 
A principais fontes de proteína animal são:
  • Carnes,
  • Ovos
  • Laticínios.
Já as melhores fontes de proteína vegetal são:
  • Feijões,
  • Lentilhas,
  • Soja
  • Amendoim.

 
Vamos equilibrá-los? Por exemplo: 1 concha pequena de soja
Outras opções:
 
  • 1 filé de frango ( tamanho do seu punho fechado) grelhado
  • 1 filé de peixe (salmão, sardinha, atum, posta de cação...)
  • 1 sobrecoxa cozida
  • 1 bife (tamanho do seu punho fechado) grelhado
  • 1 concha de carne cozida
  • 1 colher de servir de estrogonofe
  • 3 colheres de sopa de lentilhas
  • 1 ovo cozido
  •  
    Pronto escolhemos a proteína da nossa refeição principal.
 
VEGETAIS, LEGUMES E FRUTAS
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 400 gramas ao dia de frutas, legumes e verduras é o mínimo necessário para deixar o organismo mais forte e longe de doenças.
 
VEGETAIS
PARA QUE SERVE
ACELGA
Anticoagulante, anti-alérgico, antiinflamatório, diurético. Combate viroses.
ALHO
Anticoagulante, anti-alérgico. antiinflamatório, analgésico, diurético, antibiótico, antioxidante Protege o fígado, combate viroses e fungos, estimula o sistema imunológico, reduz o colesterol, dissolve gorduras, ajuda a prevenir diabetes e câncer.
BERINJELA
Antidepressivo, analgésico Reduz o colesterol, estimula o sistema imunológico, auxilia na prevenção do câncer.
BRÓCOLIS
Descongestionante, antibiótico, anticoagulante antiinflamatório, analgésico Protege o fígado, combate viroses e fungos, reduz o colesterol, alivia a dor muscular, diminui a pressão arterial e auxilia na prevenção do câncer.
CEBOLA
Antioxidante, antialérgico, antiinflamatório, antibiótico. Dissolve gorduras, previne doenças cardiovasculares.
TOMATE
Antioxidante. Reduz o colesterol, auxilia no tratamento e na prevenção dos cânceres de bexiga, mama e próstata.
CENOURA
Antialérgico, antiinflamatório, laxante, anestésico, vasodilatador, antioxidante. Alivia dores musculares, combate viroses, reduz o colesterol, auxilia no tratamento da asma e dos cânceres de mama, bexiga e próstata, previne a catarata.
ESPINAFRE
Antioxidante, anticoagulante, analgésico. Estimula o sistema imunológico, alivia dores musculares, combate e previne hepatite, auxilia no tratamento de inflamações na pele, ajuda na prevenção do câncer.
LIMÃO
Reduz o colesterol, ajuda a prevenir os cânceres de cólon, mama e pulmão.
MAÇÃ
Antibiótico, antiinflamatório, diurético, anestésico, expectorante. Fortalece artérias e veias, previne doenças cardiovasculares.
MORANGO
Antiinflamatório, antioxidante. Evita o câncer, estimula o funcionamento do coração.
PÊSSEGO
Antioxidante, anticoagulante Estimula o funcionamento da insulina (hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue), ajuda no tratamento da asma.
REPOLHO
Antibiótico. Alivia a dor muscular, protege o fígado, auxilia na prevenção do câncer.
SALSÃO
Diurético, anti-alérgico. Dissolve gordura.
UVA
Anticoagulante. Reduz o colesterol, estimula o bom funcionamento do sistema cardiovascular, protege o coração.
 
VERDURAS E LEGUMES (3-5 porções por dia):
 
Frutas - 01 porção é igual a:

  • ½ unidade de banana nanica ou caqui ou fruta conde
  • 1 unidade de caju ou carambola ou kiwi ou laranja ou pêra ou laranja lima ou nectarina ou pêssego;
  • 2 unidades ameixa preta / vermelha ou limão;
  • 4 gomos de laranja Bahia ou seleta;
  • 9 unidades de morango.

 Verduras, legumes, hortaliças - 01 porção é igual a:

  • 1 colher sopa de beterraba crua ralada ou cenoura crua ou chuchu cozido ou ervilha fresca ou couve manteiga cozida;
  • 2 colher de sopa de abobrinha ou brócolis cozido;
  • 2 fatias de beterraba cozida
  • 4 fatias de cenoura cozida;
  • 1 unidade de ervilha torta ou vagem;
  • 8 folhas de alface.

Pronto escolhemos os legumes, verduras e frutas da nossa refeição principal.
 
Vamos fazer um teste? Vamos usar este "método" das proporções essa semana e ver se ficamos mais saciadas. Tenho certeza que funcionará!
Bom equilíbrio à todas :-)

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Desconforto na gravidez + Pesagem atrasada + explicações

http://muitasartes.com.br/wp-content/uploads/2011/09/cha.jpg

Olá guerreiras! Estou de volta e vou explicar a razão do meu sumiço \-.-/

Está tudo bem comigo e com a bebê. Não consegui vir esta semana, pois mal conseguia ficar sentada na cadeira do computador. Estava sentindo cólicas e a bebê estava "pesando" na parte inferior  da minha barriga.

Não sei se era postural ou se a bebê estava encostada onde não devia, mas sentia dores que me limitaram a não usar o computador nesses últimos dias.

Tive consulta na segunda-feira e está tudo conforme o esperado. Consegui ouvir o coraçãozinho dela e o médico disse que minha gravidez está super saudável.

Só tive uma queixa a fazer: as veias das minhas pernas estão "calibrosas", cheias mesmo. Estão super aparentes e algumas até romperam º.º

Oh God, e olha que faço atividade física... imagina se não fizesse. Ele me recomendou o uso de meia elástica de suave compressão. Estou pesquisando algumas da "Kendall"... tenho que comprar, senão aja varizes depois, né?

Vamos a evolução da gestação:


Semana 20 - Colostro pode aparecer


20 semanas de gravidez
    
Não se surpreenda se sair um líquido branco, em pouca quantidade, do bico do seu seio. Trata-se do colostro, o leite que alimentará o recém-nascido nas primeiras mamadas.
 
 
   
Nas últimas quatro semanas, seu bebê tem crescido muito e pesa aproximadamente 300 gramas, e é tão longo como uma banana. Agora é grande o suficiente para permitir que você sinta seus movimentos regularmente, vai te fazer companhia durante o dia e alternar momentos de sono com momentos de dança.  Começa a tentar respirar, mesmo que os pulmões não estão maduros e fortes o suficiente para realizar as suas funções fora do útero. Uma lanugem está cobrindo todo o corpo, e os cabelos estão crescendo agora. Agora, seus órgãos estão formados e todos os esforços serão concentrados no seu crescimento.

Sua pele está se tornando mais estruturada e, ao final desta semana começam a formar as diferentes camadas que a compõem. A epiderme possui quatro camadas que contém as linhas de suas impressões digitais, que será exclusivo para o resto de sua vida.
 
Esta semana estou bem inchada. Na última pesagem eu mantive o peso: 126,2 kgs. Não sei se o peso vai começar a aumentar daqui pra frente, mas que o inchaço está refletindo na balança... ah isso está!
 
 Pesagem de sábado: 20/10
 

Preciso priorizar mais as atividades físicas: não estou fazendo todos os dias. Esta semana fui apenas 1 vez. Puxão na minha orelha, por favor!

Alimentação está fluindo. Ainda não está 100% equilibrada, mas estou correndo atrás.

É isso, meninas. Tenho 3 postagens programadas ... aos poucos vou colocando.

Até amanhã :-)

sábado, 20 de outubro de 2012

Semana em que os bichos vieram me visitar

Oi belas! Tempo instável em Sampa... deixa tudo mais monótono e imprevisível.

Essa semana recebi 3 visitas inesperadas em casa.

Moro em São Paulo e tenho o privilégio de ter uma casa com um quintal bem espaçoso nos fundos, onde tenho várias árvores frutíferas: abacateiro, amoreira, goiabeira, pitangueira, pé de romã, coqueiro, limoeiro, bananeiras... Tenho pé de cana, boldo chileno, erva cidreira, erva doce, roseiras...

É um "mini-sítio" dentro de uma cidade tão cinzenta.


Visita 1

Terça-feira acordei as 06:00 Am para beber água e ouvi um piado estranho muito próximo da cozinha. Falei pro maridão que o som estava muito próximo e ele abriu a porta da cozinha. Vimos um passarinho bem pequeno perto da geladeira. Ele estava assustado! Fechei a porta e fui pegar uma luva cirúrgica para poder pegar nele sem perigo. Quando voltei ele não estava mais lá. Procurei e nada. Pensei: ele deve ter saído por onde entrou.

Não tinha como ele ter entrado em casa, já que estava tudo fechado. Lembrei que meu marido jogou as migalhas de pão que estavam na toalha de mesa perto do tanque. Ele deve ter entrado pela pequena fresta embaixo da porta da lavanderia para comer as migalhas.

12:00 fui preparar o almoço e vi ele caidinho ao lado do fogão. Estava morto :-( 
Ele não resistiu, deve ter comido algo embaixo do fogão ou já estava doentinho e veio se abrigar em casa. Foi um parecido com esse:

passaro marrom lindo

Nem preciso dizer que meu filho ficou super triste, né? Tadinho, já tinha passado por algo parecido a 4 meses atrás. Um casal de andorinhas bateu na janela da frente de casa. Era um dia bem ensolarado e minha janela refletia o céu com algumas nuvens. Devem ter pensado que o caminho estava livre e não perceberam o vidro. Infelizmente morreram. Enterramos no quintal e nasceu uma plantinha linda com mini flores cor-de-rosa.

Visita 2
 
Ontem fui na garagem para sair de carro. Quando ia colocar o pé no chão, senti que havia pisado em algo macio e meio esponjoso. Dei um grito e acendi a luz. Era um sapo enorme!
Meu marido quase teve um treco com o meu grito e não entendeu nada. Falei que era um super sapo e que ele estava debaixo do carro.
Meu pai tb estava junto e colocou ele pra fora. Ele entrou na casa do vizinho e assustou mais gente por lá, rs*

 
Tinha chovido por cerca de 15 minutos. Sei lá de onde ele veio, mas sei que não foi uma situação muito legal na hora, mas depois vendo ele pular pela calçada, achei bonitinho. Ele era gorducho e se deslocava bem devagarzinho. Era igual a esse: sapo cururu

Bufo marinus / sapo cururu
 
Visita 3
 
Amo estender roupa e ouvir o passarinhos cantarem. Eles ficam comendo as pitangas e as amoras do quintal. Meu cachorro fica doido pulando de um lado pro outro, pois não quer que eles comam as frutas. Meu cachorro é possessivo, rs*
 
Estava estendendo roupa hoje a tarde e quando olho pro abacateiro vejo uma super ave no telhado do vizinho. O muro é alto pra caramba, mais de 4 metros º.º
 
Corri e peguei a câmera para fotografar. Era uma urubu e seu filhotinho com penas brancas. Ficou lá por mais de 1 hora :-) A "dona urubu" ficou um tempão deitada em cima do filhote para aquecê-lo. Foi embora assim que começou a chover.
 
Veja como a foto é nítida. O filhote está na pata esquerda da dona urubu.
 
Fui bem visitada, né? Espero que não venham bichos mais exóticos, rs*
 
Depois falo do meu cachorro aqui. Tenho que apresentar meu filho peludo pra vcs.
 
 
 

Faça vc mesma: óleo em spray para cozinhar com pouca gordura + salmão grelhado

Olá pessoal! Final de semana chegou :P Aproveitem!

Faz um tempão que queria dar essa dica aqui no blog, mas fui deixando para depois e acabei esquecendo. Essa dica é preciosa na hora da preparação das refeições.

Sempe assisto programas culinários na tv paga e vejo que muitos chefs utilizam óleo em spray para untar fôrmas e frigideiras. Fui pesquisar se vendia pela internet e vi um anúncio no site do "Pão de açúcar" por R$10,00, mas já tinha esgotado.

Pensei, pensei e resolvi fazer testes aqui em casa para fazer o meu próprio spray. Assim sairia mais barato, teria sempre à mão e me livraria de um montão de conservantes que a versão em "aerosol" contém.

Primeiro passo foi comprar um frasquinho de spray. Não encontrei, comprei aqueles de creme, sabe?

O óleo saia com facilidade, mas de uma forma mais localizada. Não espalhava na panela. Era melhor do que aquele dosador que vem no frasco de óleo, mas não era o que eu queria.
 
Fui atrás do frasco certo e encontrei. Tem que ser com essa tampinha.

O segundo passo foi ver se minha idéia daria certo. Coloquei óleo no frasco e aperte o spray. Demorou para sair, mas depois de alguns apertões ele saiu de uma forma fluida, mas não espalhava como eu gostaria. Fora que depois de alguns dias ele entopia e não saia mais óleo.

Pensei mais um pouco, retomei as aulas de química e física em minha memória e lembrei que precisava de um condutor. Bingo! Seria a água ;-)

Comprei um frasquinho novo com a tampinha certa- já sabia onde comprava, rs*- coloquei água e o óleo na proporção metade, metade.

Assim:

 
O óleo vai subir e ficar na superfície. Se vc apertar do jeito que está, só vai sair água na panela. Então teremos que sacudir o frasco todas as vezes antes de utilizar.
 
 
Para utilizar na cozinha:
 
Esquente uma panela ou frigideira.

 
Ela tem que estar quente para que a água evapore quando entrar em contato com a panela quente e reste apenas o óleo. Não faça isso com a panela no fogão, é perigoso! Coloque em cima da pia e borrife.
 
Coloque o alimento como de costume :-)
 
Vai ficar uma fina camada de óleo na panela. Ela fará o mesmo efeito que o óleo adicionado como vc sempre faz.
 
Olha como a panela fica após o preparo do salmão. Quase nada de gordura, mesmo sem retirar a pele.
 
 
 
 Utilizo essa "técnica" a quase 2 anos. Economizo muito óleo e em calorias. O meu óleo dura cerca de 1 mês.º.º Até a nutri perguntou sobre essa mágica, rs*
 
Agora  que mostrei o salmão grelhado. Terei que dar a receita :-)
 
Pego uma posta de salmão
 
 Corto em pedaços
 
Tempero com uma pitada de sazón vermelho e sal comum. Enquanto isso eu esquento a frigideira.

Coloco os pedaços na frigideira, já com o óleo borrifado, com a pele pra baixo. Depois de grelhar a pele, eu viro e deixo grelhar novamente

A frigideira ficará quase sem óleo e o salmão grelhadinho
 

Coloque essa dica em prática e economize seu "dim dim". Facilitando também o emagrecimento :-)
 
Bom sábado!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Fotos : comparação de antes e depois!

Olá belas mulheres! Olha o final de semana chegando de mansinho :-)


Coloquei minhas visitas em dia. Oba! É tão bom saber como vcs estão e saber que muitas estão obtendo resultados positivos. É isso aí, vamos continuar na luta!

Hoje me fotografei para fazer a evolução de sempre. Confesso que pensei que não teria evoluído, afinal estou grávida de 5 meses, mas para minha surpresa tive boas notícias :-)

Notei diferenças: no braço em que estou segurando a câmera, o rosto está mais fino, o tronco está mais ereto e minha postura melhorou.
 
As diferenças são visíveis: na barriga que diminuiu, a cintura que ficou mais marcada, nos braços que afinaram, no ombro que ficou mais estreito, nos seios que diminuíram, o quadril que ficou menor, na gordurinha que saltava embaixo do braço que segurava a câmera.
 
Ah, não reparem na minha cara de gripada de hoje de manhã, tá? Estou só o caco, rs*
 
Fico feliz com muitas mudanças que vem ocorrendo com o meu corpo. Tinha medo de engravidar, pois pensava que perderia o controle do meu peso e engordaria horrores igual a primeira gestação, no qual engordei mais de 30 kgs.
 
Estou com 5 meses de gestação, não engordei, pelo contrário emagreci 6.5 kgs. Tenho uma vida muito mais saudável, continuo usando as mesmas roupas que antes da gestação e estão super folgadas, estou tendo uma gestação tranquila e evoluindo diariamente.
 
Quando batalhamos por um propósito e não desistimos no meio do caminho a vitória vem. E com ela toda a alegria e satisfação de ser capaz de mudar e de prosseguir.
 
Estamos juntas nesta caminhada de sucesso, afinal juntas somos mais fortes!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Desculpas : muitas utilizam a questão financeira para não ficar saudável!

Voltei e dessa vez foi para desabafar um pouquinho, rs* Soltar os cachorros talvez...

Ver imagem em tamanho grande
 
Fiquem tranquilas não é nada comigo. Vou explicar!



Vc já se deparou com pessoas que dizem que tudo que é saudável é muito caro? Que custa o dobro do produto normal? Oh God, não sei se tenho pena ou raiva de pessoas assim. Elas usam isso como desculpa para não levar à sério uma vida equilibrada e saudável.

Estava conversando com uma dessas pessoas anteontem e fiquei de coração partido. Será que a pessoa não enxerga o mal que faz a si mesma consumindo um produto de baixa qualidade e cheio de conservantes e afins?

Quer dizer ela pode pagar R$30,00 em uma pizza no final de semana, mas não pode gastar a mesma quantia na quitanda ou na feira. Isso não entra na minha cabeça.

Quando essas pessoas acordarão pra vida e verão que tudo que ingerimos reflete em nosso bem estar e na nossa saúde? Não sei, mas espero que seja breve, pois com essas atitudes elas estão definhando dia após dia.

Tenho uma pessoa próxima que está com todos os problemas possíveis de saúde: diabetes, triglicérides e colesterol nas alturas, osteoporose, joelho com o osso comprometido e mesmo assim se empanturra de porcarias e diz que coisas saudáveis não tem gosto, que ela não consegue... Só Deus na causa, viu!

Essa pessoa tem mais de 40 anos e toda final de semana consome itens nada saudáveis: torresmo frtio, galinhada, caldo de mocotó, bolo recheado e coberto com gordura vegetal... nada que faça bem a saúde, né? Aí, uma pessoa dessas vira pra mim e diz que não sabe mais o que fazer para reestabelecer a saúde, que faz dieta, que toma muitos remédios... Por que será?

Fico angustiada quando vejo certas situações. Sou super solicita e me disponho a ajudar, mas quando vejo má vontade, aí o bicho pega, rs*

Não tem certo alimento light... não tem problema: consuma a metade do produto tradicional. Não podemos limitar nossa força de vontade com certas desculpas ou pequenos obstáculos.

Desculpas são desculpas e nós sabemos quando as utilizamos. O que me deixa arrepiada é quando vejo pessoas que estão com a saúde super debilitada usando cada artifício para não começar.

Eu acredito no potencial de todos para alcançar seus objetivos, mas precisarão de uma certa dose de "força de vontade" ou senão ficarão apenas no querer...

Viver é complicado. Ninguém vive num mar de rosas e não será adiando certas decisões que nos farão seguir em frente. Ao contrário só nos levarão morro abaixo.

Agora fiquei mais leve, rs*

Sei que depende de cada uma e que não posso fazer nada, somente por mim. Mas fico super mal por pessoas assim.

Quem sabe alguma luz ilumina o coração dela, né?

Beijinhos meninas :-)

Vaidade : esmalte " Vermelho Ivete"


Ola guerreiras... bom dia!




Que tal passar aquele hidratante que está no fundo do armário, esfoliar a pele do rosto, hidratar as madeixas...
 Atitudes simples que podemos fazer em menos de 30 minutos e que fazem toda diferença.

Uma dica simples é colorir as unhas com cores vibrantes. Eu sei que nem todas tem habilidade, mas com um pouquinho de paciência e um certo treino, podemos deixar nossas unhas lindas e bem cuidadas sem precisar se deslocar ao salão de beleza.
 


Essa semana o esmalte eleito foi o "Vermelho Ivete" da "Colorama". A cor é linda, vibrante e chamativa. Deixam as mãos com um ar de "acabei de sair do salão", rs*


E como andam as mãozinhas de vcs?
 
 
De fadas
 
ou
de gata borralheiras?
 


Vamos colorir estas garras :-)


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Continuo emagrecendo e evoluindo na gestação!

Olá gurias! Essa semana serei mais assídua aqui, ok? Estou organizando meus horários para ter tempo de vir aqui mais vezes :P

A gestação está fluindo muito bem. Sinto enjoos em alguns dias, mas nos outros só me lembro que estou grávida quando sinto a baby mexer.  São poucos momentos, mas são bem marcantes e especiais. Ela me chuta na parte inferior da barriga, mexe muito quando o pai põe a mão e fica quietinha quando estou nadando, exceto quando entro na piscina. A mudança de temperatura faz ela mexer por quase 5 minutos.

Estou conseguindo comer comida de verdade (arroz e feijão) e deixar o macarrão instantâneo de lado. Foi uma fase... ainda bem!

Continuo a passar mal quando como doce. Deve ser por causa da minha hipoglicemia, o que deve afetá-la tb. -.- Fico enjoada por horas e com muitas náuseas. Ontem experimentei um milk shake de chocolate do meu filho e passei maus bocados. Revoltada essa minha filha, rs*

Vamos ver a evolução desta semana:

 Semana 19 - Celulite na gravidez
 
 
Semana 19 de gravidez
É normal se sentir inchada e perceber o aparecimento de celulite. Uma dica é diminuir o sal e consumir alimentos ricos em magnésio, que ajuda a controlar a pressão e previne contrações uterinas
Estamos quase na metade e você se depara com uma fome sem precedentes, já que o enjôo passou, comeria em qualquer hora do dia ou da noite. Mas cuidado para não exagerar na comida, tudo serão quilos que você terá que eliminar após a gravidez. Durante a gravidez, não descuide dos seus dentes, nestes nove meses os dentes podem enfraquecer muito, e as gengivas podem sangrar muito frequentemente. Nesse período de gestação você poderá notar que sua pele se tornou muito seca, para evitar isso é bom comer muitas frutas e legumes e beber muito para hidratar o corpo.

À medida que passam as semanas sentirá sempre mais calor, mesmo quando a temperatura não estiver tão alta, isso acontece porque o seu metabolismo trabalha mais rápido. Análises de sangue poderão sinalizar uma falta de ferro, desta vez, o bebê precisa de glóbulos vermelhos que transportam o oxigênio necessário para o seu crescimento, por isso é muito fácil para você se tornar anêmica se não estiver seguindo uma dieta equilibrada e rica em ferro.

Na 19ª semana , o desenvolvimento do bebê torna-se muito específico. Os rins continuam a produzir urina, o cabelo começa o seu crescimento e as gengivas começam a desenvolver dentes pequenos. Temos progressos significativos, a nível neurológico, de fato, as áreas do cérebro que controlam os sentidos começam a especializar-se. Se você espera uma menina, então neste momento seus ovários já produziram mais de 6 milhões de ovos. Até este ponto, o bebê foi medido da cabeça ao bumbum, a partir de agora será medido da cabeça aos pés. Esta semana chegou a um comprimento de 16 cm.



Seu bebê dorme muito, cerca de 20 horas por dia, e o ritmo de dormir e acordar, é o contrário do seu, verá que ele acorda e se agita nos momentos em que você estiver deitada repousando, ou durante o sono. Seus braços e pernas estão agora em perfeita proporção entre si e com o resto do corpo. A vernix caseosa está cobrindo de cera a pele, impermeabilizando e protegendo do contato constante com o líquido amniótico.


Não senti aumentar a minha fome, apenas o normal que já sentia. Tive duas vontades essa semana: salame ( oh, God! Olha o sódio, né?) esse eu comi 5 fatias finas ontem e tb queijo gorgonzola ( sempre amei esse queijo. Tive a mesma vontade com 2 meses e meio). De lá pra cá não comi mais. Essa vontade vou "matar" no até o final da semana.
 
Inchaço? Senti bastante. Meu peso oscila durante a semana, por causa dos líquidos. Mesmo assim continuo emagrecendo!
 
 Sábado: 13/10 (menos 400 gramas)
 
Minha barriga está ficando cada dia mais pontuda e arredondada. É engraçado, pois continuo usando as mesmas roupas de antes da gestação. Muitas estão folgadas º.º Inclusive as calças jeans!
 
Só percebi evidentemente minha mudança- na barriga- quando fui colocar um maiô novo ontem. Minha barriga está redondinha parecendo de gestante mesmo. Agora sim me vi grávida kkkk
 
Hoje tive um momento flash back dos anos 90. Vi um clipe que dancei muito. Eu sei que é meio "trach", mas acho que muitas tb dançaram, rs*
 
Tiazinha & Vinny-  Uh, tiazinha"
 
Estou de molho hoje. Acordei com dor de garganta :-( Tb com esse tempo louco: esfria, esquenta, esfria de novo... aja saúde.
 
 
 
Estou me hidratando com água de coco, já que não estou conseguindo comer. Que saco! Comi apenas um pedaço de panetone no café da manhã e nem consegui almoçar. Espero melhorar um pouquinho para poder alimentar minha filha, rs*
 

 Até amanhã!