terça-feira, 28 de maio de 2013

Minha saga de peso nos últimos 2 meses!

Hoje vim contar o motivo dessa aumento de peso repentino.
 

Após a gravidez eu eliminei quase 13 kgs em 40 dias. Foi um emagrecimento rápido, porém nada saudável. Ficava sem comer várias horas, pois minha bebê era bem agitada e não conseguia preparar nada para consumir. E quando sentava para comer, ela chorava e tinha que largar tudo no prato e ir  atendê-la.

O sono era bem desregrado. Tinha dia que dormia apenas 2 horas por noite e durante o dia tinha que dar conta de tudo, já que tenho um filho de 10 anos em fase escolar.

Por não ter a melhor alimentação e o devido descanso, comprometi a fabricação de leite. O que piorou ainda mais a situação, já que minha bebê chorava de fome e eu ficava ansiosa para ela conseguir mamar o suficiente.

Fui na primeira consulta e a médica já foi falando que ela não tinha ganhado o peso devido (ela estava com 3.1 kgs) e que eu teria que suplementar com leite em pó.  Isso não estava nos meus planos... eu sabia que tudo iria se encaixar e eu iria produzir o leite necessário para deixá-la saciada.

Todos os dias essa dúvida pairava minha cabeça: será que estou matando minha filha de fome? Será que o melhor seria dar a suplementação? Mesmo sabendo que meu leite estava aumentando e ela ficando mais tranquila.

Não foi fácil ouvir os palpites maldosos de algumas pessoas próximas, dando dicas e mais dicas de como "engrossar" o leite e deixá-lo mais "forte". Muitas vezes chorava nas madrugadas a fio, pois parecia que eu era a única que acreditava que tudo iria fluir.

Minha filha chorava muito, era inquieta e não dormia à tarde. Foi uma adaptação muito atribulada ao mundo exterior. Dormia apenas 6 horas por dia º.º Isso mesmo, 6 horas ao longo do dia! Quando um bebê "normal" dorme cerca de 22 horas º.º

Nesta loucura toda, tinha que estudar com meu filho e dar atenção, tinha que produzir leite, adaptar a minha filha, cuidar do marido (ele ajudava como podia, mas trabalha D+ e fica quase o dia todo fora), cuidar do meu pastor alemão e ainda cuidar dos afazeres domésticos e culinários.

Na segunda consulta ela já tinha ganhado mais peso do que era esperado, mas mesmo assim a médica me azucrinou com o papo de suplementação. Ela estava com 3.940 kgs. Ela pediu para eu amamentar na frente dela para ver se a bebê abocanhava direitinho o seio. Apertei o bico para ela ver que realmente saia leite e foi tão bom que até espirrou leite pra todo lado kkk

Saí da consulta com a indicação dos leites que teria que dar para a Anne. Aquele dia parecia não ter fim, meio à toda ansiedade e dúvida de qual caminho seguir. Sabia que se escolhesse a suplementação não teria como voltar atrás, já que minha filha escolheria a opção de leite mais fácil: a mamadeira.

Resolvi insistir com o leite materno e melhorar a minha ingestão de calorias. Aumentei significamente a ingestão de itens calóricos e não liguei para os kgs que via na balança. Resultado: tenho muito leite agora! A Anne está com 5.1 kgs e cada dia mais tranquila e cheia de dobrinhas. Já dorme à noite por cerca de 6 horas seguidas. Sorri, brinca, assisti televisão e encanta todos nós. Continua não dormindo à tarde, apenas cochila, mas isso faz parte da personalidade dela.

Daqui à 2 semanas terei consulta com a pediatra e tenho certeza que ela se espantará com a evolução da minha bebê. Sei que não foi fácil, mas eu venci. Sabia que a melhor opção era o leite materno e segui, mesmo sacrificando meu emagrecimento naquele momento.

Acumulei 7 kgs neste período, mas afirmo que valeu a pena. Minha filha mereceu este sacrifício e vê-la saudável hoje é meu melhor presente. Hoje não sinto medo de "secar" o leite se eu voltar a emagrecer. Já sinto um alívio em poder voltar para a minha alimentação balanceada e com itens mais light´s.

Só terei que controlar os resquícios de ansiedade que sobrou deste período e adaptar o meu organismo aos meus novos hábitos.

 
Alguém tem dúvida que eu conseguirei mais esta vitória? Eu acredito...

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Mimo gastronômico do filhão

 
Meu filho fez esse sanduba pra mim ontem. Ele disse que não levou nem 5 minutos e que ainda colocou um pouquinho de azeite para ficar mais saudável.
 
É uma amor, né?  
 
Te amo filhão!

sábado, 25 de maio de 2013

Tempero de salada com 23 calorias!

 
Quem nunca crucificou a dupla catchup e mostarda? Pois é, sabendo usar nas quantidades adequadas teremos muitos benefícios. Além de um sabor marcante e delicioso!
 
Naquela correria do dia-a-dia ou quando estivermos em um restaurante, a opção mais prática e segura é temperar com 1 colher de catchup e 1 colher de mostarda. Assim teremos sabor intenso com apenas 23 calorias em média.
 
Benefícios:
 

O ketchup é rico em licopeno, um pigmento que dá cor vermelha aos tomates e comprovadamente protege contra câncer de seio, próstata, intestino e pâncreas.
 
A mostarda é rica em vitamina A, responsável pela integridade da pele e das mucosas; vitaminas do complexo B, importantes no metabolismo energético; e em sais minerais, elementos que são constituintes estruturais dos tecidos corpóreos. Também possui uma pequena quantidade de calorias, sendo indicada para pessoas que querem manter ou reduzir o peso.
 


sexta-feira, 24 de maio de 2013

Foto da Anne Karoliny + ganho de peso

 
Meus amores!
 
 
Olá garotas! Eu dei uma sumidinha, mas foi por um bom motivo: cuidar dos meus amores!

Ter uma princesinha em casa e um gatão em fase escolar não é mole não, rs*

A Anne tomou a vacina de 2 meses, teve febre e ficou enjoadinha a semana toda. Ela estava com o corpinho todo dolorido e a mamãe aqui toda preocupada, dando muito carinho para o incômodo passar.

Já o filhão teve semana de provas- ele está na 6ª série- então já viu, né? Era balançando a Anne de um lado e explicando potênciação de outro º.º

Quanto a alimentação equilibrada e manutenção de peso que vinha tendo... foi tudo pras "cucuias". Oh, God engordei pra caramba!

Estava descontando minha ansiedade na comida e tendo horários loucos para me alimentar. Resultado: muitos kgs a mais! Fora esses hormônios que deixam meu organismo maluquinho.

Dia 20 estava com 124.9 kgs... não é brincadeira engordar tanto em pouco tempo. Pisei o pé no freio e decidi mudar radicalmente minha rotina, pois assim não dava para continuar. Estou eliminando esses "quilões" aos poucos.


14/03: 116,9
20/05: 124,9
21/05: 124,7
22/05: 124,3
23/05: 124,1
24/05: 123,5
É isso meninas, estou na luta e não vou desistir! Afinal eu mereço um corpo sarado e saudável!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Geléia caseira de goiaba


Sabe aquele restinho de suco natural que sobrou do almoço e que ninguém mais quis? Dá para reutilizá-lo de uma forma gostosa e prática: como GELÉIA!

Peguei 2 copos de suco natural de goiaba e levei ao fogo com 2 colheres de açúcar.

Deixei ferver e coloquei em fogo brando até engrossar. Quando passei a colher de pau e vi que conseguia ver o fundo, desliguei e coloquei num vidrinho de geléia que tinha em casa.

Levou cerca de 15 minutos ;-)

Uma geléia gostosa e sem conservantes para passar na torrada, no pão ou onde vc preferir!

Ps: Já fiz com suco de laranja e de maracujá... ambas deliciosas!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Meu novo vício: chá de erva doce!

Além de hidratar, o chá de erva doce me ajudar na quantidade de leite que produzo. Fora que me deixa mais tranquila e relaxada.

Comecei adoçando com pouco açúcar e hoje já tomo o chá ao natural.

 
Dei uma pesquisada na net...Fonte da pesquisa

Saiba os vários outros benefícios dessa erva tão doce… 
- Alivia gases
- Combate a cólica intestinal
- Facilita a digestão
- Reduz o risco de câncer de mama e de ovário (*)
- Regula a pressão arterial
- Induz ao relaxamento
- Pode contribuir com o emagrecimento
(*) Os flavonoides presentes no bulbo e nos talos são semelhantes ao estrógeno e diminuem, portanto, o risco de câncer nas mulheres.
Erva magrinha…
100 g de erva-doce equivale a 17 colheres de sopa da erva seca que tem apenas 28 calorias
Rica em fibras, essa substância aplaca a fome, prevenindo os ataques de gula.
fonte: livro Novo Guia de Nutrição – Saúde é Vital!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Cuzcuz nutritivo que leva 5 minutos e com 90 calorias!


Hoje trago uma receita rápida, prática, nutritiva e muito saborosa. E o melhor: apenas 83 calorias e preparamos em 5 minutos!

Antes da receita vamos ver o benefícios que os flocos de milho traz a nossa saúde.


Peguei essa tabela aqui: Tabela
 
Tb é rico em selênio e potássio!
 
Os ingredientes são:
 
*1/2 xícara de flocos de milho (50 calorias)
 
* 1/2 tomate (12 calorias)
 
*1/2 cebola (10 calorias)
 
* 1/2 limão ( 11 calorias)
 
*1/4 de cenoura ralada ( 7 calorias)
 
* Água quente
 
* Piatada de sal e sazón
 
Coloque num bowl (vasilha) os flocos de milho, sal e o sazón. Misture!

 Coloque a água quente até 1 cm acima da "massa"
 
Cubra com um papel filme e espere 3 a 4 minutos

 Mexa com um garfo
 
Pique o tomate e a cebola. Adicione a cenoura e o limão
 
Bom apetite!


quinta-feira, 2 de maio de 2013

Nova fase começando: Projeto Mamãe sarada!

Olá meninas! Estou entrando numa nova fase! Agora posso começar a cuidar um pouco mais da minha alimentação, pois já se passou 2 meses após o parto e posso iniciar a minha reeducação alimentar.

Não tem nada melhor do que um projeto novinho para me estimular e me dar ânimo para alcançar meus objetivos.


Estou reorganizando meus horários e adequando minha alimentação à minha nova rotina. Ter um bebê em casa não é fácil, ainda mais para quem está em processo de emagrecimento. O bebê que é amamentado exclusivamente no peito exige muito: mama o dia inteiro e nem sempre sobra tempo para preparar as refeições e de consumí-las quando estamos com fome.

Meu maior desafio será não beliscar ao longo do dia. Bolachas em geral têm sido minha forma de tapear a fome até a refeição principal, que geralmente acontece em horários não desejáveis.

Minha filha está ficando mais estável quanto ao chororô que vinha desde o nascimento. Mal conseguia me alimentar e fazer as coisas básicas de casa. Agora sei que ela dorme melhor no período da manhã e que a tarde só tira cochilos de 10 minutos. Tenho que aproveitar e diluir as minhas responsabilidades para que eu possa dar conta de tudo. Incluindo tb a preparação das minhas refeições ao longo do dia. Assim tenho sempre opções saudáveis e nutritivas à mão.

Aos poucos vou contando minhas idéias para este novo projeto que terá muitas etapas. A primeira é emagrecer de forma saudável e lentamente para não prejudicar o aleitamento da minha bebê.

Estas últimas semanas foi uma loucura em relação ao meu peso. Oscilava de 119.7 kgs a 122.8 kgs. Meus hormônios estão bombando e tive que tomar uma pírula que me ajudaria nesta gangorra hormonal. Disse ajudaria, pois não ajudou. Deixou meu organismo ainda mais desregulado e tive a visita da "miss red" duas vezes este mês, com intervalo de 5 dias apenas entre uma e a outra º.º Claro que parei com a pírula e tudo está voltando a normalidade.

Recomeço a minha caminhada com o peso de:

Meu peso de hoje: 02/05

A meta será eliminar de 1 kg por semana. Nem se quisesse eliminaria mais, já que neste primeiro momento não farei nenhuma atividade física. Nem mesmo caminhada!

Bora colocar este projeto para "rodar"... estamos juntas nesta caminhada de sucesso. Afinal, juntas somos mais FORTES!